#Toque59: Flight of Valor de James Swearingen

Publicado em 4 de abril de 2019




Bom dia, boa tarde, boa noite!

Seja bem vindo a mais um podcast Toque2, No Ritmo da Vida. Na Batida do Coração. Mais um programa muito especial, onde contaremos a história de uma composição emblemática do compositor James Swearinger.

Todo o roteiro deste podcast esta logo a baixo. Você pode acompanhar o áudio e proporcionar acessibilidade a quem não pode ouvir o podcast!

Flight of Valor

Flight of Valor, ou Voo de Valor (em tradução livre) é uma peça musical escrita por James Swearingen como um memorial para as vítimas do voo 93 da United Airlines, que caiu no condado de Somerset, Pensilvânia, durante os ataques terroristas, que assolaram os Estados Unidos, em 11 de setembro de 2001. A peça musical foi encomendada pela Somerset County Community Band. (Banda Comunitária do Condado de Somerset)

A Community Band queria comemorar o (décimo quinto) 15 º aniversário da banda, encomendando uma peça musical original. James Swearingen, é o compositor favorito da comunidade, e rapidamente foi escalado para escrever a peça.

James logo percebeu a proximidade de Somerset com condado de Shanksville (cheinquisvou), sugeriu então, que seria apropriado que a peça honrasse os heróis do Voo 93. Swearingen concordou em escrever a peça com tempo suficiente, para que a banda pode-se ensaiar e apresenta no aniversário de um ano do Community Memorial Concert, em homenagem às vítimas do atentado, e assim aconteceu o concerto comemorativo na noite de 11 de setembro de 2002.

Porém a profundidade a que se refere esta composição, exige que façamos uma viagem no tempo, voltado para o ano de 1873.

It Is Well With My Soul

No ano de 1873, a vida do burocrata Horatio Spafford, mudaria para sempre. Nascido em 1828 era presbiteriano, atuava como advogado, e mantinha uma vida próspera na cidade de Chicago. Era uma pessoa socialmente ativa, o que aguçava seu senso de empreendedorismo. Também possuía um gosto musical extremamente apurado, além de ser um assíduo estudioso das Escrituras Bíblicas.

Horatio havia feito pesados investimentos financeiros em uma área da cidade de Chicago, onde, no dia 9 de outubro de 1871, acontece um dos maiores incêndios da história dos EUA. Este incêndio matou centenas de pessoas e deixou milhares desabrigados. Com este incidente, Spafford, teve uma grande perda financeira, o incêndio destruiu cerca de um terço da cidade, mesmo assim, ele e sua esposa trabalharam intensamente durante 2 anos ajudando as vítimas na reestruturação de suas vidas.

Não bastasse esse terrível abalo financeiro, Spafford passou por uma dolorosa perda de um filho. Esta morte trouxe grande sofrimento para toda a família. Procurando um tempo de refrigério e descanso, resolveu viajar com a esposa Anna (Anna Tubena Larsen) e suas quatro filhas: Anna (Annie), Margaret (Maggie), Elizabeth (Bessie), e Tanetta, para a Europa.

Em novembro de 1873, devido a inesperados compromissos de negócios, Spafford precisou permanecer em Chicago, mas enviou sua esposa e filhas conforme já estava programado, com a expectativa de seguir viagem dias depois. Assim partiu o Navio S.S. Ville du Havre (vili du rau).

Durante a viagem, o navio sofreu um acidente e naufragou (em apenas 12 minutos). Dias depois, os sobreviventes finalmente chegaram a Cardiff, no País de Galles, e a senhora Spafford mandou um telegrama ao seu marido, que dizia uma única frase: “SALVA, PORÉM SÓ”. Como o telegrama deixava claro, as quatro filhas morreram no acidente.

Imediatamente após receber o telegrama, Spafford tomou um navio e foi ao seu encontro. Próximo ao local do acidente, Spafford, profundamente comovido compôs um dos mais belos hinos da história, It Is Well With My Soul, em uma tradução literal, “estou bem com minha alma”.

Em algumas versões da história, é narrado uma conversa entre o capitão do navio com Spafford, onde o capitão teria dito que aquele foi o local do acidente, e Spafford teria respondido “estou bem com minha alma”, e esta frase foi a inspiração para escrever o poema de mesmo título.

Spafford teve grandes perdas, e de forma não natural. Teve um pedaço de si arrancado do peito, mas mesmo assim não deixou de se alegrar. Foi um momento em que ele pode sentir o conforto e a paz que está acima de todo o entendimento humano, ele estava bem com sua alma.

It Is Well With My Soul, ou estou bem com minha alma, e no Brasil: Sou Feliz com Jesus, se tornou um hino cristão conhecido em todo o mundo, com milhares de versões e dialetos. Escrito por Horatio Spafford em 1873 em um dos momentos mais dolorosos de sua vida. O poema foi transformando em música 1876, pelas mãos de Philip Bliss.

VERSÃO ORIGINAL:

Vamos ouvir um trecho da música em inglês:

It Is Well With My Soul

When peace like a river, attendeth my way,
When sorrows like sea billows roll
Whatever my lot, thou hast taught me to say
It is well, it is well, with my soul

It is well
With my soul
It is well, it is well with my soul

Though Satan should buffet, though trials should come,
Let this blest assurance control,
That Christ has regarded my helpless estate,
And hath shed His own blood for my soul

It is well (it is well)
With my soul (with my soul)
It is well, it is well with my soul

My sin, oh, the bliss of this glorious thought
My sin, not in part but the whole,
Is nailed to the cross, and I bear it no more,
Praise the Lord, praise the Lord, o my soul

It is well (it is well)
With my soul (with my soul)
It is well, it is well with my soul

VERSÃO TRADUZIDA LITERALMENTE (Google tradutor)
A versão do original, sem adaptações.

Está tudo bem com a minha alma

Quando paz como um rio, atende meu caminho,
Quando tristezas como ondas do mar rolam
Seja qual for a minha sorte, tu me ensinaste a dizer
Está bem, está bem, com a minha alma

Está bem
Com minha alma
Está bem, está tudo bem com a minha alma

Embora Satanás deva se fartar, embora as provações devam vir,
Deixe este controle de garantia,
Que Cristo considerou minha propriedade indefesa
E derramou, Seu próprio sangue por minha alma

Está bem (está bem)
Com minha alma (com minha alma)
Está bem, está tudo bem com a minha alma

Meu pecado, oh, a felicidade deste pensamento glorioso
Meu pecado, não em parte, mas no todo,
Está pregado na cruz e eu não suporto mais
Louvai ao Senhor, louvai ao Senhor, ó minha alma

Está bem (está bem)
Com minha alma (com minha alma)
Está bem, está tudo bem com a minha alma

VERSÃO TRADUZIDA E ADAPTADA:
A versão do hinário adventista.

Sou Feliz com Jesus

Se paz, a mais doce, me deres gozar
Se dor a mais forte sofrer
Oh, seja o que for, tu me fazes saber
Que feliz com Jesus hei de estar

Sou feliz com Jesus
Sou feliz com Jesus
Meu senhor

Embora me assalte o cruel Satanás
E ataque com vis tentações
Oh, sim, certo estou, mesmo em tais provações
Em Jesus acharei força e paz

Jesus, meu senhor, ao morrer sobre a cruz
Livrou-me da culpa e do mal
Salvou-me Jesus, oh, mercê sem igual
Sou feliz, e hoje vivo na luz

A vinda eu anseio do meu salvador
Em breve virá me buscar
E então lá no céu vou para sempre morar
Com remidos, na luz do senhor

11 de setembro de 2001

Quando lembramos do dia 11 de setembro de 2001, automaticamente vem a memória a terrível cena, de aviões colidindo contra a World Trade Center em Nova York. Era uma terça-feira, 8 horas e 46 minutos da manhã (horário local).
Nesta data, 19 terroristas da Al-Qaeda, colocaram em prática um ataque terrorista, planejado por Osama Bin Laden, que envolvia atacar estrategicamente, símbolos da supremacia americana. Infelizmente dois dos alvos foram atingidos:

• O World Trade Center, conhecido mundialmente como “as Torres Gêmeas”, localizado em Nova York;
• e o Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, localizado no condado de Arlington, na Virgínia;

Um terceiro alvo, não chegou a ser atingido, mas estima-se duas possibilidades:

• A Casa Branca, tradução literal do inglês “White House”, é a residência oficial e principal local de trabalho do Presidente dos Estados Unidos, sendo, ao mesmo tempo, a sede oficial do poder executivo, que naquele momento tinha como residente o quadragésimo terceiro presidente americano, George W. Bush;
• Ou ainda o Capitólio, o local de reunião do Congresso estadunidense, formado pelo Senado (câmara alta) e pela Câmara dos Representantes (câmara baixa).

Um destes dois locais, seria o destino do Voo 93 da United Airlines.

O Vôo United 93

O Voo United Airlines 93 foi um dos voos desviados de seu trajeto original no dia 11 de setembro de 2001. O avião caiu próximo a região de Shanksville (cheinquisvou), 81 minutos após decolar do Aeroporto Internacional de Newark.
A investigação do FBI concluiu que o avião fora sequestrado por quatro terroristas, entretanto os passageiros tentaram recuperar o controle do avião e impedir a ação dos terroristas, com o conflito, os terroristas teriam causado a queda do avião.

Há o registro de briga e gritos na caixa preta, que corroboram com a versão de tentativa de retomada do avião pelos passageiros, além de declarações de parentes e amigos que conversaram com os passageiros por telefone.

Há versões extraoficiais que afirmam que o avião supostamente foi atingido por um míssil do próprio governo americano, como um meio de proteger a sede do governo. Porém, não há evidências sólidas para sustentar essa possibilidade, as quais se argumenta que o governo teria escondido as evidências.

Conforme registros encontrados no site do FBI. O voo 93 da United Airlines, partiu da cidade de Newark (Nova Jersey) às 8h42min da manhã, com destino à cidade de São Francisco (Califórnia) com 37 passageiros (incluindo os terroristas) e sete tripulantes (cinco comissários de bordo e dois pilotos).

Durante o voo, o avião desviou-se da rota de origem no momento em que terroristas assumiram o controle, após matar seus pilotos e ferir outros passageiros.

Como a nova direção de voo coincidia com a cidade de Washington supõe-se que a intenção era colidi-lo com a Casa Branca ou o Capitólio.
Após os terroristas assumirem o voo, os passageiros teriam descoberto através de conversas com parentes e amigos, por telefone, sobre os sequestros dos outros três aviões, os quais já haviam colidido com o World Trade Center (as Torres Gêmeas) e com o Pentágono.

Em diversas gravações, vários passageiros se despediram de seus parentes antes da queda forçada do Vôo 93.

O plano dos terroristas não teve sucesso, o avião ainda não havia atingido seu alvo e os terroristas acabaram por executar uma descida brusca do avião que ocasionou a sua queda em velocidade aproximada de 930 km/h.

A história do voo 93 da United Airlines, encerra-se às 10h03min da mesma manhã (horário local), ao cair em uma área rural próxima da cidade de Shanksville (cheinquisvou) na Pensilvânia.

Os passageiros do voo 93 tornaram heróis, sendo a história retratada em livros e filmes como Vôo United 93 de 2006 do diretor Paul Greengrass (United 93/2006), que traz uma reconstituição cinematográfica da história e relatos da catastrófica situação que se decorreu a bordo do voo 93.

O ataque terrorista do então conhecido “Onze de Setembro”, acumula 2.996 mortes (incluindo 19 terroristas) e 6.291 feridos, conforme números oficiais. Porém os impactos continuam. As milhares de toneladas, de detritos tóxicos resultantes do colapso da World Trade Center (as Torres Gêmeas) consistiram em mais de 2 500 contaminantes. Isto conduziu a doenças debilitantes entre os trabalhadores de emergência e de resgate, incluindo câncer, que muitos afirmam serem diretamente relacionados com a exposição de detritos.

Em 2007 o polêmico diretor Michael Moore, em seu documentário Sicko: SOS Saúde, (Sicko/2007) acompanha o dia a dia dos heróis do 11 de setembro, evidenciando com clareza os impactos na saúde. O impacto social foi imensurável.

O número de vítimas apenas não foi maior, graças aos heróis do Voo 93 da United Airlines

A Composição

Dois momentos históricos, um singular, no ano de 1876 vivido por Horatio Spafford e outro global em 2001 protagonizado pelos passageiros do Vôo 93 da United Airlines e assistido por todo o mundo.

James Swearinger tinha em suas mãos a missão de transmitir toda a sensibilidade, amor, honra, lealdade e patriotismo, através de acordes musicais.
Nos compassos 1 a 14, a Rapsódia, Flight the Valor, inicia em um compasso quaternário, com uma nota dó, grave, de 8 tempos. Juntamente com uma cadência leve de caixa, com mínimas no primeiro e terceiro tempo, atenuadas com um apogiatura de semicolcheias. No compasso sete, todo o instrumental de sopro soma-se a uma espécie de chamamento dos heróis, formada por colcheias e semicolcheias, dando ritmo, velocidade e alegria a música, pois é assim que os dias devem iniciar, com alegria!

Este tema nos insere em dois contextos:

O primeiro, nos desloca para um campo de batalha, em uma manhã de outono, com soldados se preparando para o início do embate, assim como os heróis do Vôo 93, em onze de setembro de 2001, pessoas comuns, saindo de suas casas naquela fatídica terça-feira, em direção a “batalha” de mais um dia de trabalho. O segundo, nos leva para o ano 1876, momentos antes do Navio S.S. Ville du Havre (vili du rau), partir, onde Horatio Spafford certamente se despede de sua família, um momento feliz, de euforia para as crianças e contentamento para o Pai.

Aliado a isso, o tema soa patriótico, com honra, um tom heroico, que no dia a dia, não o percebemos assim.

Nos compassos 15 a 38, exatamente neste momento, o compositor utiliza a melodia da música de Spafford – It is Well with My Soul o tema é introduzido de forma calma, fraternal, singela, como quem diz “- estamos bem, seguindo nossas vidas, amamos nossa família, somos pessoas de bem”. A melodia segue exatamente as palavras da letra da música, porém aqui serve como distração, e não como conforto por algo. Nos posiciona exatamente no logar comum, que vivemos todos os dias, sem dar atenção as belezas ocultas da vida, cria um estado quase de conformismo, distraindo do que vem pela frente.

Nos compassos 39 a 107, como em um fim de caminho, tranquilo o tema anterior finaliza, a passividade então dá lugar a urgência, com uma forte batida de percussão, em um compasso 6/8, levado em dois. Mais ágil e aqui trocando a formulação de compasso de 6/8 para 2/4, de 9/8 para 6/8 e um 7/8. Estas trocas constantes de compasso nos causam um desconforto, somos pegos de assalto, a canção anterior que nos guiava por caminhos tranquilos, em um voo quase familiar, aqui, nos coloca dentro de um cilindro de aço, desgovernado, se contorcendo, realizando piruetas, parafusos totalmente fora de controle.

Mesmo quando retorna ao compasso quaternário, este esta grafado em “cê cortado”, mantendo a urgência da melodia, novamente de forma proposital, já que o compasso quaternário (4/4) deveria ser um campo confortável.

Os temas retornam as trocas repentinas de formações de compassos, o Vôo 93 está novamente fora de controle, apesar da batida retomar uma constância em compassos 6/8, é possível sentir o movimento em parafuso em que o Avião entra, até atingir o solo.

Nos compassos 108 a 114, Os destroços do avião estão espalhados pelo solo, entramos em 7 compassos de transição dos temas, lento, piano e emotivo, os tempos são como passos dados por um sobrevivente ao fim da batalha. Infelizmente aqui não houveram sobreviventes. Fumaça, nevoa, o chão esburacado por explosões, corpos sem vida, tristeza, sentimentos retorcidos como o aço do Vôo 93. Em 7 compassos, choramos.

O tema se transforma e retorna a canção de Spafford.

Nos compassos 115 a 144, está tudo bem com minha alma – it is Well with My Soul – os acordes tomam vida, somos fortes vamos reconstruir tudo, com amor, fé, coragem e trabalho. As dificuldades vêm, sempre, hoje a manhã, por todos os lados, sem trégua. A composição retoma o tema de Spafford, recriando, repaginando, acrescentando movimentos, tornando a música maior, mais completa, até tornar-se um mashup de sentimentos, trazendo de 1876 para 2001, o sentimento de “tudo está bem” de Spafford, com o incidente cruel do Voo 93.

No compasso 115 o tema inicia melancólico, triste e cresce e ao final do compasso 144, é neste momento que viajamos através das perdas de cada parente e amigo, buscamos forças interiores e finalmente estamos revigorados, prontos para seguir, pois está tudo bem coma minha alma!

Nos compassos 145 a 179, renascidos, James Swearingen retora ao tema inicial, o mesmo compasso quaternário, o tema patriótico, a energia, a força e o heroísmo estão presentes, tudo está bem com minha alma, vamos reconstruir tudo e honrar a vida dos heróis.

Mesmo que a música venha de um tema já utilizado no início da obra, aqui ela toma contornos de vitória do bem contra o mal, o tema cresce rápido, a música se torna veraz, pede por velocidade. Uma energia sublime nos contagia, o bem venceu, o amor vive, os heróis voaram alto, e serão honrados, pois deram suas vidas por muitos, por uma nação, foi um voo de valor, um valor que jamais esqueceremos.

James Swearinger, ao criar os acordes de Flight of Valor e unir a já consagrada canção It Is Well with My Soul, toca nossos corações, nos convida a passear por um turbilhão de emoções. Fica impossível não se emocionar.

Considerações

Os acontecimentos da música It Is Well with My Soul e dos eventos com o Voo 93 da United Airlines, são fator conhecidos e de domínio público.

As narrações e interpretações da utilização dos temas na música “Flight of Valor”, são interpretações baseadas nos sentimentos que a composição nos trouxe, não tento base em nenhum relato fornecido pelo compositor, salvo sua conexão direta com os fatos ocorridos com Horatio Spafford e o Voo 93.

A contratação de James Swearinger pela Somerset County Community Band. (Banda Comunitária do Condado de Somerset), para composição da obra está contida na capa da grade original da peça.

Transcrição livre

Com generoso apoio das senhoras auxiliares e da Fraternal Order of Eagles Aerie 1801, esta composição foi encomendada pelo Somerset County (Pensilvânia) Community Band, Dan Croft, diretor, e respectivamente dedicados aos bravos heróis do United Flight 93.

Texto original

With generous support from the Ladies Auxiliary and the Fraternal Order of Eagles Aerie 1801, this composition was commissioned by the Somerset County (Pennsylvania) Community Band, Dan Croft, Director, and respectively dedicated to the brave heroes of United Flight 93.

Os links para todas as fontes de pesquisa deste podcast, incluindo vídeos, áudios, textos, transcrições e a grade de demonstração disponibilizada pela editora, estão disponíveis no post deste podcast.

Qualquer informação adicional, contestação e opiniões podem ser encaminhadas para o e-mail, contato@toque2.com.br

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Ficha técnica

Este podcast foi ao ar graças a:

Editor: Eduardo Oliveira, podcaster no Super Pocket Show

Arte: Gabriel Tuller, Designer

Locução: Josisley de Souza , Host no Toque2 Podcast

Participação Especial: Célia Bitencourt , Fanfarra de Caieiras

Deixe um comentário no post ou nos envie um e-mail, comentando este e outros programas para contato@toque2.com.br

Até o próximo Toque2 Podcast Bandas & Fanfarras
No Ritmo da Vida. Na Batida do Coração.

Links e referências

Filme / Vôo United 93 (2006) – https://www.imdb.com/title/tt0475276/
Filme / As Torres Gêmeas (2006) – https://www.imdb.com/title/tt0469641/
Filme / Sicko – $O$ Saúde (2007) – https://www.imdb.com/title/tt0386032/

Site / Rica Promessa – https://ricapromessa.wordpress.com/2012/12/31/historia-da-musica-sou-feliz-original-it-is-well-with-my-soul-de-horatio-gates-spafford/
Site / Efeitos na Saúde – https://pt.wikipedia.org/wiki/Ataques_de_11_de_setembro_de_2001#Efeitos_na_saúde
Site / Capitólio – https://pt.wikipedia.org/wiki/Capit%C3%B3lio_dos_Estados_Unidos
Site / Pentágono – https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Pent%C3%A1gono
Site / Casa Branca – https://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_Branca
Site / Flight of Valor – https://en.wikipedia.org/wiki/Flight_of_Valor

Vídeo / It Is Well With My Soul – https://www.youtube.com/watch?v=AHe_qmo3gX4
Vídeo / Flight of Valor – https://www.youtube.com/watch?v=52nEdzG9K7I

Partitura / Site – https://www.barnhouse.com/product/012-3262-00
PArtitura / Site – https://www.jwpepper.com/Flight-of-Valor/2474793.item#

mm

A paixão musical surgiu em 1989 após ouvir a banda de sua igreja tocar. Em 1992 ingressou na Banda Municipal de Ribeirão, já extinta, em 1994 migrou para a Corporação Musical Lyra de Mauá, onde atuou alternadamente como músico e Diretor até abril de 2018. Hoje atua como Professor e Maestro Voluntário na Corporação Musical Nova Aliança, em sua comunidade cristã.


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